domingo, 31 de março de 2013

A Trama se desfaz...



Olá, galera! Decidi postar algumas coisas legais que escrevi enquanto não sai nenhuma novidade. Esse aqui é um roteiro que fiz durante para a G2 de Argumento e Roteiro da Faculdade de Cinema. Espero que vocês gostem!

CULPADO 

EXT. CASA DE VITOR – DIA
Uma casa no subúrbio do Rio de Janeiro, tão VELHA que parece que vai cair a qualquer hora, jaz sobre um céu cinzento.
INT. CASA DE VITOR/SALA – DIA
VITOR dorme e ronca alto sentado uma poltrona rasgada, enquanto passa um DESENHO ANIMADO na televisão. É um homem branco de uns sessenta e cinco anos, barba por fazer, cabelos grisalhos desalinhados, óculos rachados e uma barriga enorme, em contraste com o resto de seu corpo magro.

De repente, o som de uma freada brusca quase o faz pular da poltrona.

Ele verifica pela janela o que aconteceu. RUA VAZIA. Um leve suspiro de alívio.
INT. CASA DE VITOR/BANHEIRO – DIA
Vitor lava seu rosto numa pia cuja torneira está quebrada. O reflexo de sua expressão conformada está rachado do lado esquerdo.
INT. CASA DE VITOR/COZINHA – DIA
Sentado à mesa, Vitor SABOREIA a acidez de um limão, resignado.
INT. CASA DE VITOR/SALA – DIA
Vitor assiste a um telejornal matutino. A reportagem é sobre saúde na terceira idade: velhinhas fazem Pilates e um homem de setenta anos, mas corpo de quarenta, corre na esteira. Vitor rosna de tanta raiva.

Prestes a mudar de canal, contudo, ele é surpreendido por um informe urgente sobre uma guerra no Oriente Médio, que chama sua atenção.

Tanques atiram, pessoas fogem como BARATAS, prédios queimam, um caos total. Em dado momento, a câmera foca uma criança morta nos braços da mãe.
Insert: Vitor enxerga a mulher e a criança como se fossem negras, com roupas de brasileiro pobre.
Com o coração quase para fora do peito, Vitor desliga a televisão instantaneamente.
EXT. VIZINHANÇA DE VITOR – DIA
Vitor caminha pela calçada, um pouco mais calmo. Ele avista um campinho onde um grupo de crianças de dez anos joga bola, grita e RI. Um esboço de sorriso toma seus lábios.
Um ATACANTE rouba a bola de um jogador adversário e dribla graciosamente outros dois. Conforme o jogo esquenta, Vitor fica mais alegre. O pequeno craque dá um tiro de CANHÃO em direção ao gol, mas o GOLEIRO defende, e a bola cai no meio da rua.
menino Goleiro
Xi...
MENINO ATACANTE
Vai buscar a bola, pô, foi você quem jogou lá!
E o Julio Cesar mirim vai.  
Enquanto isso, um carro dobra a esquina e entra na rua de Vitor rápido como uma bala.
Quando o menino põe as mãos na bola, ele se vira ao ouvir os amigos gritarem.
Meninos
Sai daí! Sai daí!
O motorista freia, mas o carro da esquina continua a avançar como uma FERA em cima do garoto.
O sorriso radiante de Vitor agora é uma CARETA DE PÂNICO. MATCH CUT TO:
INT. APARTAMENTO DE VITOR/QUARTO DO CASAL – DIA (FLASHBACK)
Um Vitor de trinta e cinco anos, jeito de galã das oito, dorme com uma expressão pacífica. VANDA, uma mulher morena alta e bonita, cara de modelo, da mesma idade que ele, acorda-o com um beijo no rosto.
vanda
Bom dia, meu gerente-assistente preferidooo!!!
Vitor beija Vanda na boca com uma vitalidade que deixaria boquiaberto seu eu sessentão.
Vitor (carinhoso)
Bom dia, amor.
INT. APARTAMENTO DE VITOR/QUARTO DE VINÍCIUS – DIA (FLASHBACK)
Já arrumado, Vitor vai acordar o filho VINÍCIUS, um menino de dez anos, um tanto mirrado, FRÁGIL. Ele dá um beijinho na bochecha do garoto e lhe faz um carinho na cabeça.
VITOR (ANIMADO)
Bom dia, filhão! Se arruma para a gente tomar café!
Vinícius nem abre os olhos, mas sussurra.
vinícius
Oi, pai...
Ainda encasulado no cobertor, ele rola para o outro lado. Vitor o sacode levemente.
VITOR
Mais energia, amigão, senão vai se atrasar para o colégio!
VINÍCIUS
Tá...
Vinícius levanta o tronco, mas permanece com as pernas cobertas.
VITOR
Já vou lá, se arruma!
VINÍCIUS
Ô, pai...
VITOR
Que foi, campeão?
VINÍCIUS
E o cinema?
O sorriso de Vitor se inverte.
vitor
... Filho, eu prometo que desta vez vai rolar. Não vou mais te decepcionar.
EXT. FACHADA DO PRÉDIO DE VITOR – DIA (FLASHBACK)
Vitor sai da garagem do condomínio de luxo onde mora com um carro que provavelmente custou-lhe OS OLHOS DA CARA.
INT. FIRMA DE VITOR/SALA DE REUNIÕES – INÍCIO DE TARDE (FLASHBACK)
Vitor apresenta um projeto de uma grande construção, através de plantas e gráficos, para um grupo de homens engravatados, a maioria gordos brancos com rostos vermelhos de sol, o típico turista americano.
VITOR
Taking all of those points into account, I can't imagine a better place to build your shopping and leisure center than Barra da Tijuca, right here in our wonderful Rio de Janeiro (Levando em consideração todos esses pontos, não vejo lugar melhor para construir seu centro de consumo e lazer do que na Barra da Tijuca, bem aqui no nosso maravilhoso Rio de Janeiro).
MUITOS APLAUSOS. O CHEFE DE VITOR, um homem de uns sessenta anos, cabelos brancos, que parece sempre comer bem, levanta-se de seu assento.
Chefe
Gentlemen, we're glad to see you appreciated our proposal. It'll be an honor to carry out this project along with your company. But now, I'd like to celebrate our deal "do jeitinho brasileiro"... So, let's go! The ladies are waiting for us!(Cavalheiros, ficamos felizes que tenham gostado de nossa proposta. Será uma honra realizar este projeto junto com sua companhia. Mas, agora, eu gostaria de comemorar nosso acordo do jeitinho brasileiro... Então, vamos, que as moças nos esperam)!
Todos riem e os executivos americanos saem pela porta do sala. O chefe fica mais um pouco para dizer algo a Vitor.
CHEFE
Mais uma VITÓRIA, Vitor (risos)! Seria demais seu eu te pedisse para ficar algumas horas no meu lugar, enquanto eu dou uma saidinha com os garotos?
VITOR (animado)
Nenhum problema!
CHEFE
Muito bem... good luck, my boy (risos)!
O chefe dá um soquinho no braço de Vitor sai da sala. Vitor esfrega o braço e sorri com orgulho.
INT. FIRMA DE VITOR/SALA DE VITOR – FINAL DE TARDE (FLASHBACK)
Imerso no trabalho durante horas, Vitor resolve olhar o relógio do pulso. São seis e meia.
VITOR
Putz, o Vinícius!!
Ele pega suas coisas e se lança para fora do escritório.
EXT. RUA – CREPÚSCULO (FLASHBACK)
Preso no meio de um engarrafamento, Vitor grunhe como um LEÃO preso numa jaula pequena. Sua ansiedade é tanta que, ao avistar uma brecha, salta sobre seu alvo e se esgueira como um predador por entre os outros carros até atravessar o sinal.

Vitor dobra uma esquina e avança ferozmente em direção a seu destino, mas, de repente, um MENINO NEGRO surge no meio do caminho. Vitor tenta parar, mas a fúria da besta metálica que comanda é grande demais. A bola que o menino segurava rola sozinha pelo chão. Vitor, com o terror estampado no rosto, dá um grito inaudível. MATCH CUT TO:
EXT. VIZINHANÇA DE VITOR – DIA
Vitor está petrificado. O carro do presente que iria atropelar o pequeno goleiro para a tempo. A criança, aterrorizada, volta ao campinho com a bola nas mãos.

Vitor, no entanto, continua abalado.
EXT. RUA – CREPÚSCULO (FLASHBACK)
Um Vitor mais jovem sai do carro para verificar o menino. SEM PULSO. A bola rola pelo chão e é pintada pelo sangue que se espalha por ele. Vitor rompe-se em lágrimas.
Insert: Vitor enxerga o menino como se fosse seu filho Vinícius.
De repente, uma voz de mulher grita.
voz de mulher
CARLINHOS!!!
Ao ouvir o grito, Vitor pula para dentro do carro e foge como um GATO ASSUSTADO, antes que ela o veja.
INT. APARTAMENTO DE VITOR/COZINHA/CORREDOR – NOITE (FLASHBACK)
Vanda recebe Vitor. Está uma FERA.
vanda
De novo, Vitor? Como é que você fez isso com menino? Qual é a desculpa dessa vez?
Vitor, com os olhos vermelhos e distantes, ignora-a e caminha em direção ao seu quarto.
VANDA
Você não vai me ignorar, vem cá, fala o porquê, Vitor! Por que... VITOR!
Ele se tranca no quarto.
INT. APARTAMENTO DE VITOR/CORREDOR/SALA – MADRUGADA (FLASHBACK)
Vitor sai do esconderijo e encontra Vanda adormecida no sofá.
INT. APARTAMENTO DE VITOR/QUARTO DE VINÍCIUS – MADRUGADA (FLASHBACK)
Vitor abre a porta e observa Vinícius dormir. O menino tem lágrimas secas nos olhos.

Duplamente culpado, Vitor acaricia o rosto do filho, que acorda.
VITOR
Desculpa ter te acordado, filho. Desculpa... ter te decepcionado de novo. Dessa vez eu prometo de verdade que essa vai ser a última...
VINÍCIUS
Pai, não é isso... Eu não estou mais chateado com isso. Mas acontece...
Vinícius abaixa a cabeça e, lentamente, novas lágrimas jorram de seus olhos.
VINÍCIUS
Acontece que meu amigo... Que estudava na mesma sala... o Carlinhos, que jogava bola comigo, filho da dona Carla lá da limpeza... atropelaram ele hoje... ELE NÃO...
Vinícius tenta enxugar as lágrimas, sem poder prosseguir. A tensão toma conta do corpo e do rosto de Vitor. MATCH CUT TO:
EXT. VIZINHANÇA DE VITOR/INT. BAR – DIA
Vitor, com cara de ZUMBI, anda como um até um bar, senta-se encostado no balcão e pede.
VITOR (vazio)
Duas doses de cachaça
BALCONISTA
É pra já, seu Vitor.
O BALCONISTA põe um copo cheio sobre o balcão. MATCH CUT TO:
INT. CAPELA – DIA (FLASHBACK)
Um cálice de vinho sobre um altar, onde há uma foto de Carlinhos SORRIDENTE.

Enquanto o padre reza, Vitor não consegue tirar os olhos de uma MULHER NEGRA de uns trinta anos que tenta, em vão, conter o choro. Vinícius esclarece.
Vinícius
É a Dona Carla, mãe do Carlinhos.
Vitor agora nem pisca mais diante da imagem da mãe de coração partido.
EXT. CAPELA – DIA (FLASHBACK)
Prestes a passar pelo portão, Vitor e Vinícius se detêm ao ouvir o choro forte da mãe de Carlinhos. Ela passa mal e é socorrida por outros convidados. Repete uma mesma frase sem parar.
Carla
Por que não ajudaram ele?!
Atormentado pela culpa, Vitor tenta se aproximar, mas ao chegar perto dela, perde a obstinação e hesita, enquanto OUTRA MULHER passa com Carla apoiada no ombro.
INT. APARTAMENTO DE VITOR/QUARTO DO CASAL – NOITE (FLASHBACK)
Enquanto Vanda toma banho, Vitor, permanece imóvel, mas não consegue ficar quieto. Sua expressão mistura confusão, nervosismo e dor. Finalmente, ele inspira profundamente e, com lágrimas nos olhos, guarda documentos, cartões e dinheiro numa mala.
INT. APARTAMENTO DE VITOR/SALA – NOITE (FLASHBACK)
Enquanto Vinícius assiste à televisão, Vitor caminha até a porta e tenta abri-la discretamente, porém...
vinícius
Pai, aonde você vai?
Vitor volta-se para o filho, que exprimia uma profunda tristeza nos olhos, como se soubesse o que o pai estava prestes a fazer.
vitor
Tenho negócios a resolver.
vinícius
Quando você volta?
Vitor fica perplexo com a pergunta do filho.
EXT. RUA – CREPÚSCULO (FLASHBACK)
Carlinhos jaz ensanguentado e sem vida no chão. Seu rosto, no entanto, parece mais triste do que vazio, como geralmente fica o rosto de um morto.
INT. APARTAMENTO DE VITOR/SALA – NOITE (FLASHBACK)
Vitor simplesmente vira o rosto cheio de tristeza e sai pela porta da sala. Ele a fecha lentamente enquanto observa o filho pela última vez.
INT. BAR – DIA
Vitor luta para não desmaiar de tão bêbado sobre o balcão. Acaba derrotado pelo álcool.
O choque da queda derruba seu copo no chão. O balconista fica irritado.
balconista
Putz, seu Vitor, o senhor já é da casa há tempos, mas assim não dá! Tem que parar de dormir no meu balcão! O senhor prometeu!
Vitor arregala os olhos como se algo tivesse lhe cravado fundo.
vitor (v.o. 35 anos)
Eu prometo. Não vou mais te decepcionar.
Decidido, Vitor deixa o bar cambaleante.
INT. ANTIGA ESCOLA DE VINÍCIUS/SECRETARIA – INÍCIO DE TARDE
Uma FUNCIONÁRIA, sentada atrás de uma mesa e de frente para Vitor, escreve num papelzinho.
funcionária
O senhor vai encontrar a dona Carla nesse endereço aqui, ok?
VITOR
Muito obrigado, senhora.
EXT. COMUNIDADE DE CARLA/LADEIRA/Casa de Carla - FINAL DE TARDE
Com muito esforço, Vitor sobe a ladeira enquanto uma MULHER NEGRA acompanhada de um GAROTINHO o fita como a uma BESTA. Ele desvia o olhar dela, mas depara-se com os olhos hostis dos demais moradores. São todos negros, dos dois sexos, com idades que variam em duas faixas: seis e doze e trinta e quarenta anos. Vitor foge do "corredor da morte" até encontrar a casa de Carla.
Vitor aproxima o punho da porta velha e cheia de fendas, quase macabra, mas não ousa tocá-la. Ele treme, enquanto uma gota de suor escorre de sua testa por entre seus olhos.
INT. APARTAMENTO DE VITOR - NOITE (FLASHBACK)
Os olhos de Vitor miram a cara triste de seu filho enquanto fecha a porta da sala por fora.
EXT. COMUNIDADE DE CARLA/CASA DE CARLA - FINAL DE TARDE
Vitor, decidido, quase faz um estrondo na porta. Ele ouve alguém dentro da casa levantar e caminhar em direção à porta. Mas sua expressão volta a ser de insegurança.
Uma mulher negra idosa abre a porta. NINGUÉM DO LADO DE FORA.
INT. CASA DE VITOR/SALA – NOITE
Vitor liga a televisão e senta-se na poltrona.  É um programa de humor. As risadas do claque, porém, deixam Vitor ASSOMBRADO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário